Spurs (33-15) @ Nuggets (32-16) – Derrota esperada, placar inesperado

96X104
A primeira reação foi de surpresa, a segunda foi de raiva e a última – como esperado – de desprezo pela partida. Os torcedores do San Antonio Spurs que acompanharam – de qualquer maneira que seja – a partida fora de casa contra o Denver Nuggets tiveram as mesmas reações e impressões. Onde estavam o ala-pivô Tim Duncan e o armador Tony Parker se não no time titular? E o ala-armador Manu Ginobili, que nem no banco estava? O duelo contra a equipe do Colorado começou perdido. Começou com o Spurs alinhando George Hill e Roger Mason na armação, Bruce Bowen e Matt Bonner nas alas e Kurt Thomas como pivô. Os três componentes do “trio de ferro” foram poupados por conta do desgaste causado pela prorrogação enfrentada na noite anterior – vitória contra o Golden State Warriors.

Popovich deixou os principais titulares de fora, mas não mudou seu humor com os juízes (Photo by AP Photo)
Com nomes estranhos em quadra – estranhos, é claro, pois não costumam estar entre os cinco iniciantes – o Spurs foi presa fácil para o Nuggets, que tratou a partida como um treinamento de luxo. E a franquia do pivô brasileiro Nenê Hilário começou devagar, e no primeiro quarto encheu de esperanças aqueles poucos que ainda acreditavam que a partida poderia ser equilibrada. Não, o Spurs em nenhum momento foi massacrado. O que mostra honra para nossos jogadores. E os primeiros 12 minutos se passaram com o time texano oferecendo uma resistência quase que inútil. Quando o primeiro período terminou, o placar era de 31 a 25 para os donos da casa.

Um dos nomes desconhecidos do Spurs, o novato Malik Hairston tenta barrar Carmelo Anthony (Photo by AP Photo)
A diferença não era gritante, mas obviamente aumentou de maneira com a qual ficou impossível qualquer vitória do Spurs. Gregg Popovich em nenhum momento fez menção em colocar Duncan ou Parker em quadra. Os dois assistiram a vantagem ser dobrada no segundo período, com o ala Carmelo Anthony comandando os mandantes. Ao contrário do que se esperava, no entanto, a diferença não era tão grande a ponto de beirar o ridículo. Preocupação para os torcedores do Nuggets, que assistiram sua equipe manter um jogo facílimo aceso até o último período. Na ida para o intervalo, 56 a 44 favoráveis ao time de Nenê.
Rodando muito sua equipe titular, o Nuggets ainda conseguiu a façanha de perder um período para o Spurs sem nenhuma de suas peças-chave. A esperada derrota do time de San Antonio ia se concretizando, mas sem a facilidade com a qual muitos pensavam que ia acontecer. O ala-armador Roger Mason liderava o Spurs e mostrava a cada lance o quanto Popovich acertou ao trazê-lo para o plantel da franquia. Na ida para o último período, o Nuggets perdera quatro pontos de vantagem e liderava por 76 a 68.
No último período, acreditem se quiserem, o Spurs exerceu enorme pressão sobre os donos da casa. Não fosse a falta de qualidade técnica de alguns jogadores e Mason teria levado os texanos à vitória e ganho uma estátua na porta do AT&T Center por ter conseguido o feito de ter comandado uma vitória de um dos piores times que já alinharam pelo Spurs. O Nuggets, no entanto, usou e abusou da vantagem obtida no primeiro tempo e acabou levando uma importante vitória para seu recorde. O time do Colorado ainda é o terceiro no Oeste, uma posição atrás do Spurs e com um triunfo a menos. A franquia do Texas volta à quadra, ainda fora de casa devido à rodeo trip, para enfrentar o forte Boston Celtics no próximo domingo. Descanso mais do que suficiente para que os astros entrem e brilhem. Fica desta derrota a excelente atuação de Roger Mason, mais um tiro no alvo de Popovich. O placar de 104 a 96 acaba sendo injusto. Não fosse a imaturidade de diversos de seus jogadores, o Spurs, sem seu grande trio, poderia ter levado a vitória para San Antonio.
Destaques da Partida
San Antonio Spurs
Roger Mason – 26 pontos, seis assistências, cinco rebotes e 5-10 nos tiros de três pontos
Matt Bonner – 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências
Malik Hairston – 12 pontos e cinco rebotes
Fabrício Oberto – dez pontos, três rebotes e três assistências
Denver Nuggets
Carmelo Anthony – 35 pontos e nove rebotes
Nenê Hilário – 17 pontos e 11 rebotes
Linas Kleiza – 13 pontos e seis rebotes
Publicado em 04/02/2009, em Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1