Roger “At the Buzzer” Mason

Esta semana usarei este espaço para falar um pouco sobre Roger Mason Jr, o homem que chegou a San Antonio quase como um desconhecido e já se tornou o responsável por decidir vários jogos no estouro do cronômetro.

https://i0.wp.com/cache.daylife.com/imageserve/05EY2wk6RicDl/340x.jpg

(AP Photo by Hector Mata)

Mason foi contratado nesta temporada pelo San Antonio Spurs, e, antes de chegar ao Texas, era praticamente um desconhecido na NBA. Sua contratação pelo Spurs deixou muitos torcedores desconfiados de sua capacidade de jogar em uma franquia vencedora como esta. Aos poucos, ele conquistou seu espaço e a confiança do técnico Gregg Popovich, se consolidou como titular e conquistou a torcida com boas atuações e bolas decisivas – como contra o Phoenix Suns no dia de Natal e contra o Los Angeles Lakers esta semana. Contudo, poucos sabem de sua trajetória antes de desembarcar no Texas.

Nos tempos de universitário, Roger jogou pela Universidade de Virgínia, e, em 2002, foi selecionado no draft pelo Chicago Bulls na 31ª escolha. Em sua temporada de estréia na liga profissional americana,  o ala-armador pouco entrou em quadra; apenas 17 partidas e 6,6 minutos de média por jogo, conseguindo apenas 1,8 pontos e 0,7 rebotes. Na temporada seguinte, depois de atuar em apenas três partidas pelo Bulls, acabou trocado para o Toronto Raptors, time em que jogou 23 partidas e acabou sendo dispensado com discretas médias de 4.0 pontos e 1,2 rebotes.

Após ser dispensado pela equipe do Canadá, Mason foi jogar na Europa, onde na temporada 2004-05 defendeu o Olympiacos da Grécia e na temporada seguinte se transferiu para o Hapoel Jerusalem de Israel. Em 2006, o ala-armador foi contratado pelo OSG Phoenix, equipe do Japão, mas não chegou a atuar na liga japonesa pois recebeu convite para retornar à NBA, dessa vez pelo time de sua cidade natal, o Washington Wizards.

Em seu retorno à NBA, não recebeu muito tempo de quadra; atuou em 62 jogos na temporada mas apenas 7,9 minutos por noite, alcançando média de apenas 2,7 pontos. Na temporada seguinte, seguiu no Wizards e seu destino começava a mudar. Devido às constantes lesões na equipe, o camisa 8 recebeu mais tempo de quadra; foram 21,4 minutos em 80 partidas disputadas, sendo nove como titular, e anotou médias de 9,1 pontos e aproveitamento de 39,8% nos tiros de 3 pontos.

Suas atuações chamaram a atenção dos comandantes de San Antonio, e, em 2008, o jogador recebeu proposta para atuar no Spurs. Em 2008-09, agora Texas, Mason parece ter se consolidado de vez na NBA. A desconfiança no momento da contratação transformou-se em admiração; o jogador esteve presente em todas as 39 partidas na temporada, sendo titular em 30 delas. As médias são de 12,2 pontos, 3,3 rebotes e 1,9 assistência em 30,4 minutos por partida, com excelente aproveitamento de 47,5% nas bolas de 3 pontos, o terceiro melhor em toda a liga. Mas, mais do que números, Roger Mason Jr tornou-se o homem da decisão, aquele que arremessa a última bola que pode dar a vitória à equipe, e ele correspondeu, já foram três partidas decididas com seus arremessos, e algumas outras virão pela frente.

Avatar de Desconhecido

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 18/01/2009, em Passando a limpo. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Today the Spurs really woke up, especially after that embarrassing lost to the Sixers. Can’t remember when the hell did they loose like that.

    I think they proved once again, that why the rest of the NBA must take notice of them, come playoff time. But they need to do it on a more consistent basis, especially the numbers of road games coming for them.

    Manu was superb from the bench and Nocioni was doing the same for the Bulls. It kind of look like they were both in a boxing match. Exchanging one punch after another!!! (been watching to much of Rocky lately, Hahaha!!!)

    To be honest, I’m not that too worried about the Spurs as there are playoff contender team as we all know for a long time. But it is the Bulls that I’m concerned of.

    From Nocioni/Argentina fan point of view.

    http://mundoalbiceleste.blogspot.com/2009/01/nba-news-manu-overcome-chapus-bulls.html

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.