Lições para a mídia brasileira

Como todos sabemos, o Novo Basquete Brasil (NBB) é uma realidade. A nova liga nacional é uma réstia de esperança de recuperação do espaço do basquetebol no país, principalmente no masculino; vale lembrar que não participamos de uma olimpíada há anos e que não conseguimos juntar nossos melhores atletas faz tempo.
Pois bem; sabemos também que a cobertura do basquete no Brasil é bastante falha. Eu, grande fã de programas de esporte, tenho dificuldade de saber o que acontece nacionalmente com a bola laranja; não tenho idéia, por exemplo, de como foi nosso último campeonato nacional. Claro, por uma certa negligência minha, mas é fato que o esporte é ausente nos principais noticiários esportivos brasileiros.
Na tarde de natal, assisti a uma transmissão estadunidende do jogo Spurs @ Suns via internet. Uma lição de cobertura; estatísticas e curiosidades pipocavam na tela a todo instante. Assisti Shaq perder seu lance livre de número cinco mil e se tornar um dos maiores pontuadores da história no dia de Natal. Um trabalho de pesquisa sem sombra de dúvidas invejável.
Temos ainda sites especializados em draft, que permitem prever as escolhas dos times para os próximos anos. Os sites oficiais das equipes, filiados ao da NBA, são cheios de informação que facilitam a cobertura dos meios de comunicação. Um modelo perfeito de aliança da liga com a mídia, e, consequentemente, com seu público alvo.
Esse trabalho pode sim ser feito na liga de basquete nacional; de modo até mais fácil, uma vez que ela ainda está começando. Um departamento de estatísticas filiado à acessoria de imprensa da liga, por exemplo, seria bastante interessante. Sugestões à parte, vamos ver como será a cobertura dos nossos meios de comunicação da nossa liga de basquetebol.
Publicado em 27/12/2008, em Artigos, Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Mto boa a materia.. se depender da midia o basket ja ia ter acabado a tempos…