A grande transação da temporada

A grande notícia da NBA nesta semana é a troca entre Chauncey Billups e Allen Iverson. A troca ainda inclui, por parte do Pistons, o ala-pivô Antonio McDyess e o pivô Cheick Samb, que foram enviados ao Nuggets. Se durante a off-season não houveram grandes transações que abalassem o mundo da NBA, a temporada regular começa com essa bomba.

Chauncey Billups tem 32 anos. Na carreira, tem médias de 14.8 pontos e 5.5 assistências. Na última temporada, médias de 17 pontos e 6.8 assistências por jogo. Foi três vezes chamado para o All-Star Game e foi o MVP das finais de 2004.

Allen Iverson  tem 33 anos. Na carreira, tem médias de 27.9 pontos e 6.3 assistências por jogo. Na última temporada, médias de 26.3 pontos e 7.1 assistências. Foi MVP na temporada 2000-01, além de ter sido o MVP do All-Star Game em 2001 e em 2005.

Uma troca um tanto quanto inusitada, aparentemente. Iverson é indiscutivelmente mais habilidoso, melhor chutador e mais decisivo, e os outros jogadores incluídos na transação não equiparam a troca. Entretanto, é necessário tentar entender o lado do Nuggets. Desde que Iverson chegou, o time não passa da primeira rodada dos playoffs. O ex-jogador do 76’ers chegou a Denver com a responsabilidade e o investimento para levar o time mais longe do que conseguiu. Sem Allen, o Nuggets já havia conseguido chegar à primeira rodada dos playoffs também. É muito investimento por nada.

Billups também não é um jogador qualquer. Foi fundamental para a equipe de Detroit conseguir o título de 2003-04. Além disso, é um jogador que pensa muito mais no time do que Iverson. Talvez, tendo ele como armador, Carmelo Anthony possa crescer de produção. Com certeza, terá mais bolas para chutar, e agora contará também com mais um companheiro jogando para ele.

Aparentemente é uma troca muito melhor para Detroit do que para Denver. Mas é melhor esperarmos para ver, senão podemos cometer o mesmo erro que a grande maioria dos fãs de basquete cometeram algum tempo atrás, quando condenavam o New Jersey Nets por terem liberado o grande pontuador da equipe, Stephon Marbury, em troca de um armador do Suns que parecia estar caindo cada vez mais de produção, Jason Kidd.

Publicado em 05/11/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.