A renovação já começou

Na temporada passada, quem acompanha a equipe do San Antonio Spurs ouviu constantemente críticas sobre a idade avançada do elenco e pedidos de urgente renovação. Pois bem; nesse começo de temporada 2008-2009, me parece que Gregg Popovich está conduzindo a questão de maneira interessante; nem ignorando nem dando excessiva importância à ela.

Tomemos como exemplo a saída de Robert Horry. O veterano ala-pivô, de 38 anos, que, no meu ponto de vista, só jogou os playoffs da última temporada com seu nome e sua fama de decidir jogos complicados, não faz mais parte dos planos da comissão técnica dos Spurs . Para seu lugar, Popovich trouxe Anthony Tolliver, que tem características parecidas com a de Horry, e, com 23 anos, jogará sua primeira temporada na NBA.

Outro exemplo aconteceu na armação reserva da equipe. Damon Stoudamire, de 35 anos, chegou na última temporada, e muitos torcedores acharam que ocuparia a vaga de reserva imediata de Parker, preterindo Vaughn. Porém, o jogador não agradou, e, antes do começo dessa pré-temporada, foi dispensado da equipe de San Antonio. Para ocupar a vaga que Stoudamire deixou, os Spurs draftaram o também armador George Hill, de 22 anos e com um futuro promissor.

Nas alas ocorreram ainda importantes mudanças no elenco da equipe. Brent Barry, de 36 anos, foi negociado com o rival texano Houston Rockets. Para seu lugar, os Spurs trouxeram o ala-armador Roger Mason Júnior, de 28 anos, e Desmon Farmer, de 27 anos; já não são mais garotos, mas, anos mais novos do que Barry, têm indiscutivelmente mais tempo útil de basquetebol do que Barry.

Com as mudanças, a média de idade do elenco caiu de mais de 32 anos para aproximadamente 29 anos e seis meses por jogador. Os quatro novos jogadores dos Spurs podem se juntar a Parker e Bonner na lista de atletas que participam ativamente da rotação da equipe e que têm menos de 30 anos, e a Tiago Splitter e Ian Mahinmi em apostas para o futuro. São provas de que a renovação do elenco do San Antonio Spurs já começou.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 01/11/2008, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.