Momento “Mãe Dinah”

Amigo leitor do Spurs Brasil,

Deixo de lado a badalação olímpica em cima do time da rendenção que os Estados Unidos usou para retomar o posto de campeão olímpico. Afinal, era unanimidade que os estadunidenses eram favoritos, e, apesar de Nelson Rodrigues falar que toda unanimidade é burra, as vezes ela acerta. E que Rodrigues esteja bem onde, estiver!

Voltando meu foco para onde quero, deixo a China, mas mantenho-me focado nos Estados Unidos, mais especificamente no Texas. Hoje voltarei a falar sobre o San Antonio Spurs. Mais especificamente, analiserei o que acho que irá acontecer a partir de agora com a equipe. Não amigo leitor, você não está vendo uma edição do “Passando a Limpo” em plena terça-feira. Os números não são tão meus amigos e, por isso, farei uma análise, digamos, mais passional.

Deixemos de ladainha e comecemos logo o que interessa, pela parte que ao time mais interessa: o grande trio texano. Todos nós sabemos que a mídia atual adora nomear times, grupos, jogadores e até as munhequeiras que estes vestem. Mas é impossível afirmarmos que os três principais jogadores do Spurs não são um grande trio. Duncan desde sempre e para sempre estará na memória dos torcedores texanos e dos amantes do basquete. É um mito no time, é um mito na Liga. E mitos, até seus últimos respiros, são respeitados e temidos. Por mais algum tempo, o “grande fundamental” será fundamental, e muito, para o andamento da franquia de San Antonio. Seguindo a ordem de idade, foco o argentino do trio, Manu Ginobili. O argentino é a figura perfeita do que o torcedor gosta: raça, amor e paixão (não flamenguistas, não foi uma homenagem) no mais alto estágio. Ginobili é o tipo de jogador que nos passa a impressão de que nunca vai abandonar o time, seja onde ele estiver (chega de trocadilhos com as maiores torcidas do Brasil). Por fim, Parker. O mais jovem dos três, oriundo da Bélgica e naturalizado francês, já foi melhor jogador das Finais e, cada vez mais, torna-se peça indispensável para o futuro. Um pouco mais de tempo e Parker estará entre os melhores.

Fora os três principais jogadores, vejo ainda alguns nomes que são importantes para o Spurs: Michael Finley, Robert Horry e Bruce Bowen. Explico: Finley, de contrato renovado, é o real sexto homem do time. Mesmo sendo o titular, todos sabemos que o real dono da posição dois é Ginobili. Mas o veterano não deixa de fazer seus pontos e colocar bolas longas e importantes. Horry, não à toa, é conhecido como Big Shot Bob, e com sete anéis de campeão intimida qualquer adversário. Reparem que sempre que ele entra, principalmente na pós-temporada, a marcação de perímetro do outro time se modifica. Horry mantém o estilo “panela velha é que faz comida boa”, eternizado por Sérgio Reis. Já Bowen, com sua raça às vezes até exagerada, comanda o sistema defensivo ao lado de Duncan. E comandar um dos melhores sistemas defensivos da NBA não é tarefa fácil, diga-se de passagem.

Por fim, aquele que nunca entra em quadra, mas tem papel fundamental: Gregg Popovich. Arquiteto desse time, Pop sabe como ninguém utilizar as peças que possue. Até quando surpreende e coloca um jogador inesperado em quadra (Bonner?) a modificação pode dar certo. É o coração do time, sem ele o Spurs não seria nada.

Ou seja, amigo leitor, o San Antonio Spurs tem sim chances de obter mais um anel. Não há formula mágica para se obter tal feito, mas o rodízio de jogadores deverá ser marca registrada na temporada regular, uma vez que temos o elenco mais velho da NBA. Noves fora, o Spurs está sempre entre os favoritos. Some isso ao fato de ano que vem ser ano ímpar e… quem sabe o penta não é nosso?

Avatar de Desconhecido

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 26/08/2008, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.