A crise do basquete brasileiro

Assistindo à bela vitória da Argentina contra a Grécia, fiquei imaginando como seria ter nosso basquete em um jogo como esse, com a capacidade técnica e a garra de nossos hermanos. Sim, porque o que a Argentina tem feito nos últimos tempos com o basquete é um exemplo de tudo o que o Brasil deveria fazer. De presa fácil para nossa seleção, os argentinos passaram a campeões olímpicos e uma das principais equipes do mundo em pouco tempo.

Outro bom exemplo de crescimento nos últimos tempos é o vôlei brasileiro. Ao perceber que o esporte rendia público e que havia talento, empresas passaram a apoiar e a montar parcerias com clubes e até com a seleção. O resultado é esse que estamos vendo; somos campeões olímpicos no masculino e no feminino estamos sempre chegando entre os primeiros. Talento e público o basquete já provou que tem.

Essa mudança precisa acontecer rapidamente se quisermos salvar nosso basquete. O Brasil atravessa por uma de suas piores fases no basquete em todos os tempos. O feminino, que vinha se salvando ultimamente, ficando sempre entre os primeiros do mundo, está em absoluta queda. Sem Paula e Hortência, vinha conseguindo manter uma regularidade com Janeth e companhia. Mas nessa Olimpíada decepcionou e foi eliminado na fase de grupos com campanha pífia, conseguindo apenas uma vitória.

Já o basquete masculino está em queda faz tempo. Apesar de contar com vários jogadores atuando na NBA, decepcionou os torcedores novamente ao ficar fora dos Jogos Olímpicos pela terceira vez consecutiva. Pior que isso, só a falta de vontade desses “astros” de atuarem defendendo nossas cores. Mas não para por aí. Pela primeira vez desde 2002 não contamos com jogadores brasileiros no draft.

Com toda essa crise, falta de apoio, desorganização e desonestidade dos dirigentes, é difícil acreditar que algo mudará. Será que chegamos ao fundo do poço ou vamos mais fundo ainda?

Publicado em 20/08/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.