Pequim 2008 – Terceira rodada do torneio de basquete

Espanha 72 x 59 Alemanha – Campeões Mundiais continuam invictos
Na primeira partida da rodada, os atuais campeões mundiais derrotaram sem maiores problemas os alemães e seguem invictos no torneio olimpico. Após um começo de jogo equilibrado, os alemães chegararam a terminar na frente ao final do primeiro período, vencendo parcialmente por 15-12. Mas os espanhóis conseguiram se recuperar no jogo, já que precisavam de uma vitória convincente após o quase vexame na rodada anterior, quando por pouco não foram derrotados pelos chineses. Entre o final do segundo quarto e os minutos finais do terceiro período, os espanhóis anotaram 17 pontos sem resposta adversária, e a partir daí a seleção espanhola administrou o resultado e até ampliou a vantagem.
Destaques da partida
José Calderón – 15 pontos e 3 rebotes
Pau Gasol – 13 pontos, 5 rebotes e 3 assistências
S. Hamann – 15 pontos e 3 assistências
Austrália 106 x 68 Irã – Vitória esperada
Os australianos, após duas derrotas seguidas na competição, finalemente conquistaram sua primeira vitória diante do adversário mais fraco do grupo, o Irã. Depois de decepcionar nas partidas anteriores, o selecionado australiano conseguiu a vitória contra os iranianos sem maiores dificuldades e com controle absoluto da partida. No final do primeiro tempo, a seleção da terra dos cangurus já vencia por 53 a 29, e na segunda metade da partida a diferença só aumentou, sem que a Austrália tivesse a vitória ameaçada em nenhum momento.
Destaques da partida
Brad Newley – 24 pontos e 3 rebotes
Andrew Bogut – 10 pontos e 7 rebotes
Mohammadsamad Nikkhah – 23 pontos, 3 rebotes e 3 assistências
China 85 x 68 Angola – Primeira vitória dos anfitriões
Os anfitriões finalmente puderam fazer a festa da torcida local após conseguirem sua primeira vitória no torneio diante dos africanos de Angola. Os angolanos, que já haviam vencido os chineses em um torneio preparatório, esperavam surpreender novamente, e até chegaram a complicar para os donos da casa quando termiram o primeiro tempo perdendo por apenas 2 pontos de diferença (44-42), mesmo após terem perdido o primeiro quarto por 28-15. Mas na segunda metade do jogo, contando com a excelente atuação do gigante Yao Ming, os chineses abriram boa vantagem e não foram mais alcançados.
Destaques da partida
Yao Ming – 30 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 4 bloqueios
Yi Jianlian – 10 pontos e 11 rebotes
Joaquim Gomes – 17 pontos, 2 rebotes e 3 assistências
Eduardo Mingas – 11 pontos e 5 rebotes
Lituânia 86 x 79 Rússia – Liderança e invencibilidade
Os lituanos seguem surpreendendo na Olimpíada. Após derrotarem a Argentina, atual campeã olímpica, agora foi a vez de derrotar a Rússia, atual campeã européia, e a Lituânia lidera o grupo A da competição, com 3 vitórias e nenhuma derrota. No jogo mais disputado da noite, os russos tentaram mas não conseguiram repetir a vitória do campeonato europeu, quando na ocasião derrotaram os lituanos na semi-final. Comandando o placar praticamente o jogo todo, a Lituânia alternava bons e maus momentos, abriam vantagem de cerca de 10 pontos que rapidamente era reduzida pelos russos. Com um ótimo jogo coletivo de ambas as equipes e muitos arremessos de 3 pontos, o jogo foi equilibrado, e apesar dos esforços russos, a Lituânia acabou saindo vencedora do embate, comandada pelo armador Sarunas Jasikevicius.
Destaques da partida
Rimantas Kaukenas – 20 pontos, 4 rebotes e 3 assistências
Ramunas Siskauskas – 16 pontos e 7 rebotes
Sarunas Jasikevicius – 12 pontos, 5 rebotes e 5 assistências
JR Holden – 25 pontos, 3 rebotes e 5 assistências
Andrei Kirilenko – 17 pontos, 6 rebotes, 6 assistências, 6 roubos de bola e 3 bloqueios
Estados Unidos 92 x 69 Grécia – Para não restar dúvidas
No jogo mais aguardao da rodada, os americanos enfrentaram a seleção da Grécia, o primeiro forte adversário na competição. Após vitórias fáceis diante de Angola e China, muitos ainda duvidavam da seleção dos Estados Unidos e aguardavam ansiosamente pela partida contra os gregos para a confirmação do favoritismo. E os astros da NBA não decepcionaram; mesmo diante da forte defesa grega, os americanos dominaram o placar. Marcando forte e abusando dos contra-ataques e enterradas, o “Dream Team” não deu chances ao adversário. Liderados pelas boas atuações de Dwyane Wade e Chris Bosh, os Estados Unidos venceram todos os quartos da partida, com destaque para o segundo período, vencido por 31-16.
Destaques da partida
Dwyane Wade – 17 pontos, 5 assistências e 6 roubos de bola
Chris Bosh – 18 pontos, 5 rebotes e 2 bloqueios
Kobe Bryant – 18 pontos, 4 rebotes e 2 assistências
Theo Papaloukas – 15 pontos, 8 rebotes e 2 assistências
Argentina 77 x 53 Croácia – Vencendo e convencendo
Após as dúvidas criadas sobre os argentinos após a derrota para a Lituânia na primeira rodada, os atuais campeões olímpicos parecem estar recuperados após duas vitórias consecutivas diante de Austrália e agora Croácia. Sem maiores dificuldades, os argentinos venceram os croatas por um placar elástico, construído praticamente já no primeiro tempo, que terminou com o placar de 40-22 para nossos “hermanos”. Nos períodos seguintes era só administrar o placar, e os argentinos fizeram isso muito bem e até ampliaram ainda mais a vantagem. A Croácia, apesar da derrota segue bem na competição após ter vencido os rivais Rússia e Austrália e segue firme na luta pela classificação para a próxima fase.
Destaques da partida
Andres Nocioni – 18 pontos, 8 rebotes e 2 roubos de bola
Carlos Delfino – 15 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
Manu Ginobili – 14 pontos, 8 assistências e 2 roubos de bola
Publicado em 14/08/2008, em Pequim 2008, Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1