Notícias – Popovich x D’Antoni: um duelo à parte
De um lado, um dos maiores vencedores da história recente da NBA. De outro, um treinador que ainda busca sua afirmação na mais disputada liga de basquete do mundo. Esse será um dos panoramas que cercarão o duelo entre Phoenix Suns e San Antonio Spurs logo mais, pela primeira rodada dos playoffs.
Pelo lado texano, Gregg Popovich, técnico, general manager, vice-presidente de operações do San Antonio Spurs e um dos maiores responsáveis pela dinastia que parece estar sendo montada pela franquia que dirige. Do outro, Mike D’Antoni, ótimo ex-jogador, com passagem inclusive pelo próprio Spurs, na temporada 1977-1978.
Enquanto um é reconhecido pelos feitos na NBA, o outro ainda é reconhecido mais pelos feitos como jogador e técnico na Europa. Com estilos completamente opostos, Pop e Mike duelarão mais uma vez na pós-temporada da liga americana de basquete. Para os leitores de memória fraca, o duelo entre as equipes na última época ocorreu nas semifinais de conferência, e gerou muita polêmica graças a brigas e suspensões impostas pelos comissários da NBA.
O Suns de D’Antoni é reconhecido como um time que nada, nada e morre na praia. Com seu estilo focado no ataque e na velocidade, o time do Arizona ainda não obteve grandes resultados após a chegada do outrora consagrado jogador da Euroleague. A equipe sempre fora considerada leve demais, sem defesa e, por isso, resolveu investir pesado para resolver esse problema. E bota pesado nisso, uma vez que, do alto de seus 148 quilos, Shaquille O’Neal chegou como solução. E Mike fez o ritmo de sua equipe baixar, equilibrando o jogo que em algumas oportunidades chegava a parecer kamikaze.
Nas quatro temporadas em que esteve à frente do Phoenix, D’Antoni chegou três vezes à pós-temporada, sendo que em duas oportunidades foi derrotado na final de Conferência (para o Spurs em 2005 e Dallas em 2006). Já Pop chegou aos playoffs em 11 das 12 épocas em que esteve a frente da equipe texana (contando com esse ano) e obteve quatro títulos.
Será um duelo a parte. A busca pela consagração ou o aumento de prestígio estarão em quadra hoje. E os personagens que duelarão estarão de terno no banco. Quem leva a melhor?
Publicado em 19/04/2008, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1