Artigo – Tim Duncan, um divisor de águas.
Tim Duncan é considerado por muitos o maior jogador da história do San Antonio Spurs. E não é a toa; a partir de sua chegada ao Texas, Duncan levou o Spurs a uma escalada vitoriosa. Com sua eficiência e poder de decisão, Duncan levou a equipe a 4 títulos de campeão da NBA, foi eleito por 2 duas vezes MVP da liga e por 3 vezes foi escolhido MVP das finais.

Ao contrário do que muitos pensam Tim Duncan não nasceu nos Estados Unidos, e sim nas Ilhas Virgens, no distrito de St. Croix. Seu esporte era a natação, e o jovem Duncan treinava forte, chegando a nadar de 5.000 a 8.000 metros por dia, e aos 12 anos já quebrava recordes nas Ilhas Virgens. Tudo se encaminhava para que Duncan se tornasse um profissional de natação, mas um acontecimento trágico mudou o rumo de sua vida para sempre.
Em setembro de 1989, o furacão Hugo, o pior da história de St. Croix, devastou toda a região e destruiu a piscina onde ele treinava. Sem seu local de treino e sem competições para disputar, Duncan procurou outro esporte. Na sétima série, incentivado por amigos, abraçou o basquete. Mesmo tendo dificuldades, ele não desistiu, treinava forte e estava disposto a se aprimorar cada vez mais. Então outro acontecimento trágico marcaria sua vida.
Na véspera de seu aniversário de 14 anos, a mãe de Duncan faleceu, vítima de câncer de mama. Após o ocorrido, o jovem passou a se dedicar ainda mais ao basquete, abandonando de vez a natação. Começou a participar de competições locais até ser chamado para estudar na Universidade Wake Forest nos Estados Unidos, e rapidamente se tornou um dos principais jogadores do basquete universitário americano, e já em seu segundo ano na faculdade foi convido a entrar para o draft, mas prometera a sua mãe que terminaria os estudos, chegando à NBA apenas dois anos depois, após se formar. Em 1997 foi escolhido o melhor jogador da liga universitária e no mesmo ano foi a primeira escolha do draft, sendo selecionado pelo San Antonio Spurs e começando sua trajetória vitoriosa na NBA.

O San Antonio Spurs, antes da chegada de Tim Duncan, tinha como seu principal jogador o Almirante David Robinson, e sempre chegava aos playoffs, mas faltava um algo mais para que fossem campeões. Em 96/97 o Spurs teve uma temporada desastrosa, devido a lesões de seus principais jogadores como David Robinson e Sean Elliot, e conseguiu apenas 20 vitórias na temporada, ficando de fora dos playoffs pela primeira vez desde a temporada 88/89. A péssima temporada rendeu no draft seguinte a primeira escolha para a equipe de San Antonio, e esta primeira escolha foi Tim Duncan.
Já em seu primeiro ano como profissional Duncan causou impacto imediato e obteve médias de 21,1 pontos de 11,9 rebotes por partida, sendo escolhido o rookie of the year. Já em sua segunda temporada sagrou-se campeão da NBA e foi escolhido o MVP das finais com médias de 23,2 pontos e 11,5 rebotes por partida nos playoffs.
Tim Duncan sagrou-se campeão da NBA em quatro oportunidades, em 99, 03, 05 e 07 sendo MVP das finais por três vezes: em 99, 03 e 05. Foi escolhido como MVP da temporada regular em duas ocasiões, na temporada 01/02 e na temporada 02/03. Foi chamado para o All Star Game por dez vezes, sendo nove como titular; foi escolhido 10 vezes para o All-NBA Team, sendo nove nomeações para o primeiro time, e foi escolhido por 10 vezes para o All-Denfensive team, sendo sete nomeações para o primeiro time. Desde a chegada de Tim Duncan, o San Antonio Spurs jamais esteve ausente nos playoffs e Duncan esteve ausente apenas nos playoffs da temporada 99/00, devido a uma lesão que sofreu no final da temporada regular.

Médias na carreira (por partida):
Temporada Regular:
Pontos: 21,7
Rebotes: 11,9
Assistências: 3,2
Tocos: 2,4
FG: 50,9 %
Playoffs:
Pontos: 23,8
Rebotes: 12,5
Assistências: 3,5
Tocos: 2,8
FG: 50,7 %
All Star Game:
Pontos: 12,5
Rebotes: 11,4
Assistências: 2,5
Tocos: 0,7
FG: 58,3 %
Publicado em 04/03/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Nossa muito bom esse artigo, não sabia dessa história de Duncan nadador.
Hahahahaha, temos que agradecer esse furacão!
nossa.. a história dele é foda.. de emocionar mesmo nós torcedores… o melhor jogador do spurs sem sombra de duvidas… obrigado duncan … por tudo que fez e ainda vai fazer ^^
Espetacular,não sabia dessa historia dele,é o maior da historia do Spurs e o maior PF da historia!